Alicates: Conheça os modelos e suas aplicações

jnx1

É imprescindível ter uma caixa de ferramentas em casa, afinal, nunca sabemos quando uma torneira irá quebrar, ou o dia em que sua mãe te dará aquele relógio de parede, que você nunca se lembrará de colocar pilha.

Enfim, imprevistos acontecem e uma dessas ferramentas que é obrigatória termos, é o alicate. Alicates servem para diversas funções, para torcer, esticar, cortar e tem gente que usa-o até para pregar, mas eu sei que você não é um desses.

Sabendo as diversas funções que esta ferramenta pode ter, vamos conhecer alguns de seus vários modelos e para quais funções eles são destinados.

Alicate universal

Este alicate é o mais conhecido, serve para cortar e enrolar fios e dobrar lâminas de aço, desde que não muito grossas . É possível encontrá-lo em diversos tamanhos e formatos.

É preferível comprá-lo com hastes de borracha, já que as funções que ele realiza com maior facilidade necessitam um pouco de força, assim evita que quem estiver manuseando-o machuque as mãos.

Alicate diagonal

Este destina-se, principalmente a cortes. Suas mandíbulas pequenas e em diagonal facilitam o rompimento de ferros, fios, borrachas e etc.

Este alicate também é preferível adquiri-lo com hastes de borracha.

Alicate bico de papagaio ou alicate bomba d’água

Usado normalmente em serviços hidráulicos, suas mandíbulas encaixam-se com praticidade em roscas, canos e torneiras, suas hastes longas facilitam na hora que for preciso rosquear esses objetos.

Alicate torquês

É aquele de cortar pisos e azulejos. Mas, como todo bom alicate, este tem pode ter outras funções, como: cortar arames, entortar pregos e o que mais você conseguir fazer com ele, desde que não comprometa sua qualidade.

Alicate de rebite

Rebites são corriqueiramente encontrados naquelas divisórias de madeira de escritórios, este alicate serve para fixá-los nas ligas metálicas que unem as chapas. Também usa-se ele para prender chapas de aço de navio ou caldeiras.

Alicate de cortar fio ou descascador de fio

Como o próprio nome diz, ele foi feito para cortar fios. É muito usado por profissionais de eletrônica. Sua boca tem medidas diferentes para ser possível descascar cabos de diversas espessuras.

Alicate grimpador

Este alicate tem a função de encaixar conectores em cabos. Por existir conectores de vários modelos e cada um com um objetivo diferente, é importante se atentar na hora de comprar o alicate, para que não adquira o errado.

Alicate de bico fino

Bastante usado por profissionais de eletrônica, mecatrônica e afins, este, por possuir pontas finas, é usado para mexer em peças pequenas e frágeis, e consegue alcançar lugares mais apertados. Também, é possível encontrá-lo de diversos tamanhos.

Alicate bico redondo

Usado para enrolar arames e fios, este alicate é também bastante manuseado ao se trabalhar com artesanato e decoração.

Alicate turquesa

Este foi feito para cortes, profissionais da construção civil costumam usá-lo muito, pois é fácil fazer amarrações em concreto e cortar objetos sólidos.

Suas mandíbulas deitadas facilitam na hora de criar atrito, isto ocasiona um corte preciso. Pelo fato, de sua lâmina ser bastante afiada é preciso muita atenção ao manuseá-lo.

Alicate de pressão

Um dos alicates mais bem trabalhados em sua montagem, ele possui um sistema mecânico complexo que possibilita que a pessoa que estiver manipulando-o, possa dosar a pressão que ele cria, pela sua mandíbula.

Esta força que ele tem, pode servir para retirar parafusos que tenham espanado e fazer outros tipos de trabalhos pesados, como retirar porcas emperradas.

 

Visto que existem alicates que servem para os mais variados tipos de trabalho, que tal comprar alguns e deixar sua caixa ferramentas preparada para qualquer imprevisto?

Lembre-se: eles acontecem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *