É imprescindível ter uma caixa de ferramentas em casa, afinal, nunca sabemos quando uma torneira irá quebrar, ou o dia em que sua mãe te dará aquele relógio de parede, que você nunca se lembrará de colocar pilha.
Enfim, imprevistos acontecem e uma dessas ferramentas que é obrigatória termos, é o alicate. Alicates servem para diversas funções, para torcer, esticar, cortar e tem gente que usa-o até para pregar, mas eu sei que você não é um desses.
Sabendo as diversas funções que esta ferramenta pode ter, vamos conhecer alguns de seus vários modelos e para quais funções eles são destinados.
Este alicate é o mais conhecido, serve para cortar e enrolar fios e dobrar lâminas de aço, desde que não muito grossas . É possível encontrá-lo em diversos tamanhos e formatos.
É preferível comprá-lo com hastes de borracha, já que as funções que ele realiza com maior facilidade necessitam um pouco de força, assim evita que quem estiver manuseando-o machuque as mãos.
Este destina-se, principalmente a cortes. Suas mandíbulas pequenas e em diagonal facilitam o rompimento de ferros, fios, borrachas e etc.
Este alicate também é preferível adquiri-lo com hastes de borracha.
Usado normalmente em serviços hidráulicos, suas mandíbulas encaixam-se com praticidade em roscas, canos e torneiras, suas hastes longas facilitam na hora que for preciso rosquear esses objetos.
É aquele de cortar pisos e azulejos. Mas, como todo bom alicate, este tem pode ter outras funções, como: cortar arames, entortar pregos e o que mais você conseguir fazer com ele, desde que não comprometa sua qualidade.
Rebites são corriqueiramente encontrados naquelas divisórias de madeira de escritórios, este alicate serve para fixá-los nas ligas metálicas que unem as chapas. Também usa-se ele para prender chapas de aço de navio ou caldeiras.
Como o próprio nome diz, ele foi feito para cortar fios. É muito usado por profissionais de eletrônica. Sua boca tem medidas diferentes para ser possível descascar cabos de diversas espessuras.
Este alicate tem a função de encaixar conectores em cabos. Por existir conectores de vários modelos e cada um com um objetivo diferente, é importante se atentar na hora de comprar o alicate, para que não adquira o errado.
Bastante usado por profissionais de eletrônica, mecatrônica e afins, este, por possuir pontas finas, é usado para mexer em peças pequenas e frágeis, e consegue alcançar lugares mais apertados. Também, é possível encontrá-lo de diversos tamanhos.
Usado para enrolar arames e fios, este alicate é também bastante manuseado ao se trabalhar com artesanato e decoração.
Este foi feito para cortes, profissionais da construção civil costumam usá-lo muito, pois é fácil fazer amarrações em concreto e cortar objetos sólidos.
Suas mandíbulas deitadas facilitam na hora de criar atrito, isto ocasiona um corte preciso. Pelo fato, de sua lâmina ser bastante afiada é preciso muita atenção ao manuseá-lo.
Um dos alicates mais bem trabalhados em sua montagem, ele possui um sistema mecânico complexo que possibilita que a pessoa que estiver manipulando-o, possa dosar a pressão que ele cria, pela sua mandíbula.
Esta força que ele tem, pode servir para retirar parafusos que tenham espanado e fazer outros tipos de trabalhos pesados, como retirar porcas emperradas.
Visto que existem alicates que servem para os mais variados tipos de trabalho, que tal comprar alguns e deixar sua caixa ferramentas preparada para qualquer imprevisto?
Lembre-se: eles acontecem.