Como instalar um Interruptor Duplo com Tomada

Duplo + Tomada

Os interruptores servem para ligar ou desligar lâmpadas e circuitos, embora sejam mais usados para acender ou apagar luzes. Estão entre os mecanismos mais utilizados em instalações elétricas hoje em dia. Há também diversos tipos de interruptores: os simples, para ligar uma lâmpada ou um conjunto de lâmpadas; simples com duas seções, para ligar duas lâmpadas diferentes; bipolares, que são utilizados para casos onde há necessidade de utilização de sistema bifásico; e os simples de três seções, para ligar três lâmpadas ou três conjuntos de lâmpadas diferentes.

Quando é necessário controlar uma lâmpada ou conjunto de lâmpadas de pontos diferentes, há a opção do interruptor Three Way ou paralelo. O interruptor Three Way ou paralelo é parecido com um interruptor comum, porém, possui um terceiro parafuso para cada seção em uma ligação específica desse tipo de interruptor, que se resume em um retorno dentre os interruptores.

Interruptor Duplo com Tomada

O interruptor duplo possui uma seções que controla duas lâmpadas ou conjuntos de lâmpadas diferentes. É possível, também, fazer uma ligação deste modelo de interruptor emparelhado
de uma tomada.
Materiais necessários para a instalação de um interruptor duplo com tomada
Caixa de tomada ou de passagem;
Dois receptáculos ou boquilhas;
Interruptor duplo com tomada, lembrando que a tomada deve seguir o padrão brasileiro de três pinos;
Cabos para ligações;
Passo a passo:
Distingua os fios que chegam à caixa de distribuição. Para ser mais fácil, lembre-se que geralmente o vermelho é o fio fase, o azul claro é o fio neutro e o verde ou verde e amarelo, o fio terra. Quando as ligações forem em 220 V, haverá dois fios vermelhos. Ligue-os desta forma: com os parafusos de frente para você, o parafuso da direita é destinado ao cabo neutro, o central ao cabo terra e o esquerdo ao cabo fase. No cabo fase, faça um desvio que alimentará os contatos centrais dos dois interruptores. Alimente os contatos centrais dos interruptores com o cabo fase póstero da derivação. Ligue os cabos de retorno dos interruptores. Parafuse o interruptor duplo com tomada na caixa de passagem. Faça um desvio do cabo neutro para alimentar as duas lâmpadas. Em seguida, ligue os cabos de neutro e retorno aos receptáculos. Por fim, coloque as duas lâmpadas para testar. Lembre-se que cada interruptor deve acender uma lâmpada diferente.

Todos os modelos citados são facilmente encontrados nas lojas: Elétrica JNX e Voltaggio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *