Como posicionar interruptores e tomadas corretamente

Voltaggio

Ao iniciar uma reforma, é natural que toda a atenção se volte para a parte decorativa. Porém, o que poucas pessoas sabem, é que os locais onde as tomadas e interruptores ficarão posicionados são muito importantes, e precisam ser pensados com antecedência. Apesar de ser também uma peça que auxilia na decoração da residência, muitos não se atentam a esse pequeno detalhe.

Qual a importância de organizar as tomadas e os interruptores?

Eles podem se disponibilizar em qualquer local do cômodo, mas devem seguir um plano de instalação para que não fiquem longe demais dos aparelhos que necessitarão de alimentação, no caso das tomadas. Confira a seguir algumas dicas de como decidir o local ideal para as instalações:
1 – Tomadas nunca devem se posicionar em locais onde há eletrodomésticos, e sim, ao contrário. O planejamento deve ser para que interruptores e tomadas sejam instalados nos locais onde os eletrodomésticos ficarão, de acordo com o desejo do morador.
2 – Evite o excesso de tomadas e interruptores para não comprometer sua decoração. Se possível, escolha modelos compostos.
3 – Faça uma lista da quantidade de eletrodomésticos e eletroeletrônicos que você pretende ter na casa. Assim, facilitará na hora da contagem de tomadas e interruptores que atendam a sua necessidade.
4 – Não é recomendado que as tomadas sejam instaladas muito próximas ao chão, pois há riscos de que molhem, ou se danifiquem com mais facilidade.
5 – Invista em protetores de tomadas se houver crianças residindo a casa, a fim de aumentar a segurança dos pequenos e evitar qualquer tipo de choques elétricos.

Seguindo as dicas acima, o planejamento da parte elétrica da sua obra será mais fácil de ser executada. Você pode encontrar as tomadas e interruptores, além de outros produtos para instalações elétricas conferindo as listas de produtos do site da Elétrica JNX e Voltaggio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *